Conflito

MST publica nota chamando ataque a Israel de “reação legítima” de palestinos e depois apaga

No texto, o MST afirmou que a “Resistência Palestina, desde Gaza, reagiu, de maneira legítima, às agressões e à política de extermínio que Israel implementa na região".

MST publica nota chamando ataque a Israel de “reação legítima” de palestinos e depois apaga

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST​) do Brasil divulgou nota

Após o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, decretar, na segunda-feira (9), “cerco total” a Faixa Gaza, território que abriga cerca 2,3 milhões de palestinos, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Brasil divulgou nota em apoio “total e irrestrito” à luta da Palestina e contra a política de “apartheid implementada pelas autoridades israelenses”. A nota foi apagada do site ofical do movimento no dia seguinte. 

No texto, o MST afirmou que a “Resistência Palestina, desde Gaza, reagiu, de maneira legítima, às agressões e à política de extermínio que Israel implementa na região há mais de 75 anos (…) À brava Resistência Palestina em Gaza: seguiremos apoiando e defendendo o direito legitimo dos povos a reagir contra a opressão”.

O movimento ainda compara a Faixa de Gaza com uma “prisão a céu aberto”. “Um campo de concentração isolado do resto do mundo, permanentemente atacado e bombardeado pelo exército de Israel”, diz trecho de nota.

A guerra aberta entre Israel e o grupo radical Hamas deixou, até o momento, 1,5 mil mortos e milhares de feridos desde sábado (7/10), quando o grupo lançou milhares de foguetes contra o território israelense, invadiu comunidades e levou mais de 100 reféns para Gaza.

Logo após os primeiros bombardeios, o governo de Israel decretou “cerco total” a Gaza, com cortes de eletricidade, água, alimentos e combustíveis na região. O território que abriga cerca 2,3 milhões de palestinos pode estar à beira de uma nova crise humanitária.

No quarto dia de guerra, o Ministério da Defesa israelense, informou que mais de 200 locais na Faixa de Gaza receberam bombardeios; entre eles, dois túneis que ligavam ambos territórios.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Família de Juliana Marins fala em “negligência” e diz que buscará justiça após morte em vulcão na Indonésia

2

Brasil

Corpo de Juliana Marins é içado de vulcão na Indonésia e levado de maca até hospital

3

Brasil

“Quando acontecer um acidente, não culpe os socorristas”, publica Agência de Busca e Resgate da Indonésia após críticas de brasileiros

4

Brasil

Custos com translado para trazer corpo de brasileira morta na Indonésia é da família, diz Itamaraty

5

Brasil

Senado pode votar hoje projeto que amplia número de deputados federais