Medicina

UPAs de Campina Grande oferecem telemedicina a pacientes com doenças leves; veja como funciona

Telemedicina vem sendo praticada nas UPAs Doutor Raimundo Maia, no Alto Branco, e Doutor Adhemar Dantas, no bairro do Dinamérica.

UPAs de Campina Grande oferecem telemedicina a pacientes com doenças leves; veja como funciona

Na telemedicina, os pacientes falam com o médico através do computador — Foto:Reprodução/Secom-CG

Duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Campina Grande iniciaram neste mês de setembro o atendimento aos pacientes através da telemedicina. A medida faz parte do programa Saúde de Verdade e foi aprovada após vistoria do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) e do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB).

Como visto pelo ClickPB, a telemedicina vem sendo praticada nas UPAs Doutor Raimundo Maia, no Alto Branco, e Doutor Adhemar Dantas, no bairro do Dinamérica e tem como principal intenção agilizar a consulta para pacientes com quadros de doença leve. 

Ao buscar a UPA, o paciente é atendido por um profissional de enfermagem, que faz a intermediação do contato com o médico. Durante a ação, o paciente recebe uma classificação e os que forem apontados como prioridade de atendimento verde e azul são informados sobre a possibilidade de atendimento remoto.

“Esse atendimento acelera o tempo de espera do paciente, que antes aguardava por horas e agora pode ser atendido em minutos. Mas, caso ele se sinta mais confortável, pode ser atendido pelos profissionais presencialmente. Com essa medida, os médicos que estão na UPA ficam mais voltados para os casos mais urgentes”, explicou o secretário municipal de Saúde, Gilney Porto, como visto pelo ClickPB.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Após ação do Ministério Público, direção da ABRACE se pronuncia, demonstra surpresa e se coloca à disposição de autoridades

2

Saúde

Ex-prefeito, médico Jarques Lúcio revela fatores que mais provocam perda da ereção: “prejudicial ao pênis”

3

Saúde

Promotor diz que manipulação do canabidiol não será afetada após investigação na ABRACE: “queremos reestruturar a entidade e colocar regras”

4

Saúde

Procon vai notificar academias para o cumprimento da lei do livre acesso de personal trainers em João Pessoa

5

Saúde

Tadalafila como pré-treino é “total tolice”, alerta ex-prefeito e médico Jarques Lúcio