Saúde

Mortes de aves marinhas em praias do litoral paraibano são investigadas e secretário de Conde alerta: “evitar tocar e acionar Ibama”

De acordo como Secretário de Meio Ambiente de Conde, Walber Farias, a suspeita é de que as mortes estejam relacionadas a uma possível contaminação por gripe aviária.

Mortes de aves marinhas em praias do litoral paraibano são investigadas e secretário de Conde alerta: "evitar tocar e acionar Ibama"

O gestor ainda alertou para que a população evite tocar em aves mortas encontradas nas praias. "No caso de localizarem, a orientação é procurar a Secretaria de Meio Ambiente do município ou órgãos ligados ao Ibama", reforçou. — Foto:reprodução

Na última terça-feira (23), foram localizadas em algumas praias do Litoral Sul e também do Litoral Norte do estado, algumas aves marinhas mortas, no litoral de Conde, Barra do Graú (2 aves) e Arapuca (1 ave). 

De acordo como Secretário de Meio Ambiente de Conde, Walber Farias, a suspeita é de que as mortes estejam relacionadas a uma possível contaminação por gripe aviária. “Diante do aparecimento destas aves e a questão da infecção de gripe aviária, entramos em contato com o Ibama e demais órgãos responsáveis para que nos sejam repassados todos os protocolos necessários para situações como esta”, disse.

O gestor ainda alertou para que a população evite tocar em aves mortas encontradas nas praias. “No caso de localizarem, a orientação é procurar a Secretaria de Meio Ambiente do município ou órgãos ligados ao Ibama”, reforçou. 

Ainda segundo ele, ainda não existe um laudo que confirme a morte por gripe aviária. “As mortes destas aves estão sendo investigadas para que seja confirmada se são decorrentes da gripe aviária ou outro tipo de doença que atinja estes animais”, lembrou.

Casos no Espírito Santo

Como apurou o ClickPB, casos semelhantes foram registrados também no estado do Espírito Santo. De acordo com o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Cariacica (Ipram), após perícia foi constatada a detecção dos primeiros casos do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade – H5N1 em três aves silvestre. A situação fez o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitir alerta para evitar contaminações e risco ao mercado.  

Saiba mais:

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

VÍDEO: encontrada arara-vermelha furtada da Bica, em João Pessoa

2

Paraíba

Conselheiro tutelar na Paraíba perde cargo após Tribunal de Justiça reconhecer acúmulo indevido

3

Paraíba

IPM de João Pessoa convoca servidores para Censo Previdenciário 2025 para evitar bloqueio de salário

4

Paraíba

Secretário-executivo do Turismo de João Pessoa descarta tese sobre ‘vazio’ no Polo Turístico Cabo Branco: “isso não existe”

5

Paraíba

Tarifa Social tem novas regras e mais de 650 mil consumidores da Paraíba são beneficiados