Tradição

Comemora São João, mas não conhece a história da festa? Entenda a origem

Hoje é dia de festa com quadrilhas, fogos de artifício, comidas típicas como a pamonha e a canjica, e de shows como os que acontecem no Parque do Povo, no São João de Campina Grande.

Comemora São João, mas não conhece a história da festa? Entenda a origem

Igreja Católica dedicou o dia 24 de junho a São João Batista porque foi ele quem batizou Jesus Cristo e anunciou a "boa-nova" da vinda do filho de Deus, na tradição cristã. — Foto:Pixabay/Imagem ilustrativa

O dia 24 de junho é importante para muitos nordestinos que celebram o santo São João e as tradições juninas. Hoje é dia de festa com quadrilhas juninas, fogos de artifício, comidas típicas como a pamonha e a canjica, e de shows como os que acontecem no Parque do Povo, no tradicional São João de Campina Grande, o Maior São João do Mundo, na Paraíba. O que alguns não sabem é que essa data era comemorativa antes mesmo das homenagens ao santo da Igreja Católica.

A Igreja Católica assimilou as datas em que eram comemorados deuses pagãos e, então, surgiu na Idade Média o dia de São João Batista. Antes, na Idade Antiga, o 24 de junho era dedicado ao solstício de verão no hemisfério norte e a renovação da natureza.

Havia o culto aos deuses da natureza, das plantações e colheitas, sendo um deles Adônis. Conta a mitologia grega que Afrodite, deusa do amor, e Perséfone, deusa dos infernos), disputaram Adônis. Para resolver o impasse, Zeus disse que Adônis passaria metade do ano com Perséfone, nas trevas do mundo inferior, e a outra metade do ano com Afrodite, no mundo superior e sob a luz do Sol. Justamente, essa passagem de Adônis para a luz era considerada a boa-nova, o renascer da natureza. Com essa ideia, a Igreja Católica dedicou o dia a São João Batista porque foi ele quem batizou Jesus Cristo e anunciou a “boa-nova” da vinda do filho de Deus, na tradição cristã.

Já a fogueira tem relação com o nascimento de São João Batista. Narram as tradições que Santa Isabel, sua mãe, era amiga de Maria, mãe de Jesus. Santa Isabel, em visita a Maria, anunciou que estava grávida e Maria perguntou-lhe como saberia do nascimento da criança. Santa Isabel disse que faria uma fogueira bem grande e assim o fez após São João Batista nascer. Maria, então, foi à casa da amiga visitar a mãe e o recém-nascido.

Já as quadrilhas juninas têm origem francesa, com a influência dos bailes de aristocratas, que depois influenciaram outros locais da Europa e, então, portugueses e brasileiros da elite trouxeram a dança para o Brasil no século XIX e, ao longo do tempo, as danças nacionais se misturaram.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Prefeitura de Campina Grande acelera montagem da estrutura no Parque do Povo

2

Cultura

São João de Bananeiras deverá movimentar 50 milhões na economia da região do brejo.

3

Cultura

“Estou em choque”: organizador do evento que ocorria em casa de shows que estrutura desabou em João Pessoa desabafa e pede justiça

4

Cultura

Catolé do Rocha deve torrar mais de meio milhão de reais com shows em maio; R$ 400 mil apenas com Xand

5

Cultura

Aldair Playboy e Banda A Loba realizam show aberto ao público hoje, em João Pessoa