20 MINUTOS COM CLILSON

Oswaldo Trigueiro garante julgamento da Calvário e defende autonomia e estrutura para Justiça Eleitoral

Oswaldo Trigueiro explicou que apesar de a Justiça Eleitoral não ter sido projetada para julgar esse tipo de processo, já começa a se moldar de acordo com as novas demandas.

Oswaldo Trigueiro garante julgamento da Calvário e defende autonomia e estrutura para Justiça Eleitoral

O desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), garante que processos emblemáticos na Paraíba, como os decorrentes da Operação Calvário devem ser julgados em breve. “Estou extremamente cuidadoso com os prazos”, ressaltou em entrevista ao jornalista Clilson Júnior, no 20 minutos com Clilson Júnior.

Oswaldo Trigueiro explicou que apesar de a Justiça Eleitoral não ter sido projetada para julgar esse tipo de processo, já começa a se moldar de acordo com as novas demandas. “A Justiça Eleitoral foi feita para fazer eleições. 70% da competência dela é administrativa, não é judicial. E aí passa a carregar uma situação como essa”, detalha o desembargador.

O presidente do TRE-PB projeta ainda que a situação “vai piorar. Porque além dos crimes complexos, conexos com o eleitoral, a gente deverá ter mais à frente as chamadas improbidades administrativas conexas com o eleitoral”.

Recentemente, investigações, inquéritos e casos de corrupção relacionados à esfera política têm sido remetidos à Justiça Eleitoral principalmente quando há alguma relação com influência em pleitos eleitorais. “Veja, não bastasse o crime, agora vem improbidade. A área criminal e a área cível que a gente vai ter que atuar. Mas não devemos reclamar”, afirma o desembargador Oswaldo Trigueiro.

De acordo com o presidente do TRE-PB, “o que pode ser uma dificuldade, pode se apresentar numa oportunidade. Quem sabe a Justiça Eleitoral passe a ser aí sim repositório, um ambiente natural para tratar tudo isso, mas desde que tenha autonomia, tenha estrutura. E esse enfrentamento estamos dispostos a fazer”.

Leia mais no ClickPB:

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Queiroga antecipa que Michelle deve anunciar Efraim Filho como candidato a governador

2

Eleições

Cícero Lucena lidera intenções de voto para Governo da Paraíba em 2026

3

Eleições

Cícero Lucena comenta sobre reunião com Hugo Motta e Aguinaldo Ribeiro: “seguimos debatendo, com responsabilidade”

4

Eleições

Cícero Lucena nega ter pressionado João Azevêdo para definição do candidato ao governo, mas diz que “já demorou demais”

5

Eleições

Cabo Gilberto defende nome de Michelle Bolsonaro para disputar presidência em 2026 e afirma que nome dela tem “grande apoio popular”