
Projeto da Ponte do Futuro. (foto: Divulgação/DER-PB)
O complexo ‘Ponte do Futuro’, que vai ligar os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, na região do Litoral Norte do estado deverá conter também com um mirante que poderá se transformar em um novo ponto turístico na região da foz do Rio Paraíba.
O ClickPB apurou que o mirante será instalado nas proximidades do ponto mais alto da ponte principal do complexo, no sentido Cabedelo-Santa Rita. O local terá vista para a foz do Rio e para a Ilha Stuart, além da praia fluvial do Jacaré.
A informação foi confirmada por Igor Girardi, engenheiro responsável pela obra, que é realizada pelo consórcio Jampa, liderado pela construtora A.Gaspar.
Segundo o engenheiro explicou à reportagem, o mirante será nas imediações do vão navegável e ocupará dois vãos. A estimativa é que o mirante tenha 15 metros de altura em relação ao rio, na maré alta. Já na maré baixa este número deve ter uma acréscimo de dois metros.
Como observou o ClickPB, em imagens divulgadas no lançamento do projeto da Ponte do Futuro é possível observar o referido mirante, que também estará ao lado da ciclovia prevista para ter na ponte principal, de 2.156 metros (pouco mais de dois quilômetros).
Pôr do sol do Jacaré
A Ponte do Futuro fica nas proximidades do pôr do sol no Jacaré, um dos principais pontos turísticos do estado. O local reúne todos os dias milhares de pessoas em um espaço que une culinária, arte e cultura. O pôr do sol também conta com a apresentação de ‘Jurandyr do Sax’, com o ‘bolero de ravel’.
Sobre o complexo ponte do futuro
As obras da Ponte do Futuro começaram no mês de fevereiro de 2025, mais exatamente no quilômetro 9,64 da BR-230, na estrada de Cabedelo. Como trouxe o ClickPB, a obra do Governo do Estado é orçada em R$ 465,5 milhões e está sendo realizada pelo ‘Consórcio Jampa’, formado pelas empresas Construtora A. Gaspar S/A e Arteleste Construções LTDA.
O projeto consiste na construção de duas pontes, a primeira com 2 km ligando a BR-230 a BR-101 Norte, com pista de 7,2 metros, pista de passeio com 3,3 metros, ciclovia de 2,5 metros e acostamento de 2,5 metros, além de um mirante para ver o pôr do sol no Jacaré.
Ponte do Futuro ligará região do Jacaré e Intermares (Cabedelo) a Forte Velho (Santa Rita) e Costinha (Lucena). (Foto: Reprodução/Vídeo DER-PB)
Projeto básico da Ponte do Futuro. (foto: divulgação/DER-PB)
Projeto da Ponte do Futuro. (foto: Divulgação/DER-PB) (Foto: obras, ponte, empregos, cabedelo, joao azevedo)
Projeto da Ponte do Futuro - Foto: Divulgação/Secom-PB
Ponte do Futuro. (Foto: Clilson Júnior)
Ponte do Futuro: obras avançam e complexo deve ser entregue em 2026. (foto: Clilson Júnior)
Complexo Ponte do Futuro, em julho de 2025. (foto: Clilson Júnior)
Complexo Ponte do Futuro, em julho de 2025. (foto: Clilson Júnior)
(foto: reprodução/@magnojholl)
Foto: Divulgação
Ponte do Futuro: obras avançam e complexo deve ser entregue em 2026. (foto: Clilson Júnior)
Concretagem em trecho da Ponte do Futuro. (foto: divulgação/DER-PB)
Ponte do Futuro: obras avançam e complexo deve ser entregue em 2026. (foto: Clilson Júnior)
Obras da Ponte do Futuro. Foto: Clilson Júnior (Foto: Obras da Ponte do Futuro. Foto: Clilson Júnior)
A ponte passará por cima do Rio Paraíba em dois pontos, uma vez que segue de Cabedelo até a Ilha Stuart, em Santa Rita, e da Ilha Stuart até a PB-011, antes do acesso ao Forte Velho, ainda em Santa Rita.
Já a segunda terá uma extensão de 420 metros e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena, tendo ainda, um viaduto sobre a linha férrea, com 40 metros, cujos trabalhos de fundações já foram iniciados.
O complexo também contará com um prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; e adequação de PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500 metros.
Ponte do Futuro: mais de 340 vigas
O ClickPB apurou que a ponte terá 346 vigas, de acordo com o engenheiro responsável pela obra, Igor Girardi, representante do Consórcio Jampa.
Também segundo o engenheiro, a obra está na fase de supressão vegetal, que é a retirada de vegetação por onde a Ponte vai passar. Cada viga da obra pesa 60 toneladas.
Leia mais sobre ‘Ponte do Futuro’ no ClickPB:
- Ponte do Futuro: obras avançam na ilha Stuart; estrutura terá mais de 340 vigas
- Obras da Ponte do Futuro avançam e o governo garante entrega em 2026; VEJA IMAGENS
- Ponte do Futuro: João Azevêdo inspeciona obras e estima que, em breve, trecho será liberado
- PONTE DO FUTURO: com concretagem de vigas e travessas, obras chegam a 15% de execução
- Ponte do Futuro: obras chegam a fase de concretagem das estacas
- Gerno da Paraíba quer inaugurar Ponte do Futuro em 2026
