competição

Atletas paraibanas quebram quatro recordes no Campeonato Sub-16 de Atletismo, em João Pessoa

Os recordes foram quebrados por atletas do projeto social Correndo para o Futuro.

Atletas paraibanas quebram quatro recordes no Campeonato Sub-16 de Atletismo, em João Pessoa

Atleta Maria Clara, que quebrou o recorde de 300 metros com barreiras. (Foto: divulgação/assessoria)

Atletas paraibanas quebraram quatro recordes no Campeonato Sub-16 de Atletismo, realizado no último fim de semana (sábado 9 e domingo 10), em João Pessoa.

Conforme observou o ClickPB, o campeonato ocorreu na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus da Capital. Os recordes foram quebrados por atletas do projeto social Correndo para o Futuro.

Maria Clara do Nascimento quebrou o recorde nos 300m com barreiras da categoria Sub-16. O tempo anterior era de 49″2, e ela cruzou a linha de chegada em 48″86.

Atleta Maria Clara, que quebrou o recorde de 300 metros com barreiras. (Foto: divulgação/assessoria)

Rayssa Emilly Máximo foi responsável por duas marcas. Nos 1000m rasos, superou o recorde anterior de 3’17″9, completando a prova em 3’15″87.

Além disso, estabeleceu um marco inédito nos 1500m com obstáculos, registrando 5’59″32 – primeira vez que esta modalidade foi disputada no estado, substituindo os tradicionais 1000m com obstáculos.

Atleta Rayssa Emilly Máximo, responsável por duas marcas. (Foto: divulgação/assessoria)

No lançamento do dardo, Giullia Cavalcante superou sua própria marca. O recorde anterior de 28,86m foi quebrado com um lançamento de 29,71m.

Atleta Giulia Cavalcante no lançamento do dardo. (Foto: divulgação/assessoria)

O Campeonato Paraibano Sub-16 entrou para a história com o desempenho dos atletas, registrando 180 inscrições na competição.

Durante 2025, o projeto Correndo para o Futuro vem se destacando nas competições estaduais e nacionais pelas conquistas de seus atletas.

A treinadora Gabriela Lacerda comemorou os resultados. “Estamos felizes com o resultado alcançado. Nossos atletas são muito dedicados e a recompensa vem em forma de medalhas. É importante para que os outros alunos também possam se espelhar neles e acreditar que é possível alcançar os títulos”, afirmou.

O Campeonato Paraibano Sub-16, organizado pela Federação Paraibana de Atletismo (FPBA), serviu como etapa classificatória para a competição nacional.

O evento acontecerá em João Pessoa, de 24 a 26 de outubro, marcando a segunda vez consecutiva que um Campeonato Brasileiro Sub-16 é realizado na capital paraibana. Em 2024, a competição recebeu 150 equipes de todo o país.

Classificação para os Jogos Escolares Brasileiros

Na última segunda-feira (12), durante os Jogos Escolares Etapa Estadual (categoria 12 a 14 anos), seletiva para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que acontecerá em outubro em Uberlândia, Minas Gerais, seis atletas do projeto Correndo para o Futuro foram selecionados:

  • Rayssa Emilly Máximo – 800m e 2000m;
  • Atainá Matias Arruda – 80m com barreiras;
  • Melissa Melo – 80m rasos, 150m e salto em distância;
  • Abraão Dutra – Salto em altura;
  • Heitor Tavares – 800m e
  • Giullia Cavalcante – Lançamento do dardo.

Sobre o projeto

O Correndo para o Futuro é uma iniciativa que tem como objetivo promover a prática esportiva entre jovens e crianças através do incentivo ao atletismo.

A associação oferece treinamentos e atividades focadas no desenvolvimento físico, além de promover a inclusão social e o trabalho em equipe. As aulas regulares acontecem na pista de atletismo da Universidade Federal da Paraíba.

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Paraibano supera desafio, chega à Argentina em menos de 60 dias, faz amigos e ganha festa na chegada: “emocionante”

2

Esporte

Sebastian, Rei do Longão: ciclista paraibano percorre 8.000km até a Argentina em desafio sobre duas rodas

3

Esporte

Faculdade oferece Circuito Funcional gratuito neste sábado na praia de Cabo Branco, em João Pessoa

4

Esporte

Cabedelo abrirá inscrições gratuitas de curso Arrais para habilitação náutica; saiba como concorrer

5

Esporte

Flamengo é o primeiro time brasileiro tetracampeão da Copa Libertadores