Imunização

Brasil recebe 5,1 milhões de doses da vacina contra Covid da Pfizer neste domingo

Imunizantes chegam ao país pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Brasil recebe 5,1 milhões de doses da vacina contra Covid da Pfizer neste domingo

A vacina Pfizer precisa ser guardada entre -60°C e -90°C para manter sua condição de uso. — Foto:Secom/PB

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Brasil deve receber 5,1 milhões de doses da vacina da Pfizer neste domingo (12) -no total, vão ser entregues quatro lotes. Os imunizantes vão chegar ao país pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (a uma hora de São Paulo).

Em nota, o Ministério da Saúde informou que “as doses estão divididas em quatro voos ao longo do dia. O primeiro, com 1,3 milhão, desembarcou ainda na madrugada deste domingo. O segundo voo, com 1,1 milhão de vacinas, chegou por volta das 10h30. Outras duas remessas, com 1,1 milhão e 1,5 milhão, estão previstas para o período da tarde”.

Na sexta-feira (10), os moradores da capital paulista tiveram dificuldades de encontrar o imunizante para a segunda dose.

Segundo o site “De Olho na Fila”, serviço desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo para mostrar a situação dos postos e se há vacina para segunda dose, a Pfizer chegou a ficar em falta em 85% dos postos -dos 536 locais abertos para vacinação, 454 não tinham o imunizante.

O mesmo já havia ocorrido na quinta-feira (9) com a vacina da AstraZeneca. As pessoas que procuravam o imunizante para tomar a dose de reforço não o encontrava em quase todos os pontos de vacinação da cidade.

O governo paulista, inclusive, anunciou na sexta (10) que vai começar a aplicar a Pfizer como segunda dose em pessoas que tomaram a primeira da AstraZeneca, mas que não conseguiram tomar a segunda devido à falta do imunizante.

Em Julho, mais de 1 milhão de vacinas da Pfizer contra a Covid chegaram ao Brasil. O lote do imunizante, com 1.053.000 doses, também havia pousado no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP)

Na época, a empresa anunciou que pretendia intensificar as entregas do imunizante ao país. Outras 100 milhões de doses agora são esperadas de outubro a dezembro.

A vacina da Pfizer (ComiRNAty), entre as aprovadas no Brasil, é a que exige os cuidados mais rígidos em relação à conservação. Ela precisa ser guardada entre -60°C e -90°C para manter sua condição de uso.

Em agosto, a Pfizer e a BioNTech anunciaram uma parceria com farmacêutica brasileira Eurofarma para produzir a vacina da Covid-19 no país, com capacidade anual superior a 100 milhões de doses.

Segundo a empresa americana, todos os imunizantes fabricados no Brasil serão distribuídos na América Latina.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

15 alimentos saudáveis vão ficar mais baratos com reforma tributária que será aprovada

2

Saúde

Paraíba amplia oferta da vacina contra gripe para toda população e reforça vacinação dos grupos prioritários

3

Saúde

Paraíba distribui mais de 14 mil doses da vacina contra dengue para 24 municípios aptos para vacinação

4

Saúde

Paraíba registra quarta morte por dengue em 2024

5

Saúde

Comissão aprova tratamento de graça para menopausa pelo SUS