IBGE

Moto é o principal meio de transporte dos paraibanos para ir ao trabalho; ônibus fica em quarto lugar

No estado, de um total de 1,13 milhão de paraibanos ocupados que trabalhavam fora do domicílio, em 2022, constatou-se que 30,2% (342,6 mil pessoas) faziam uso da motocicleta como meio de transporte para o trabalho.

avenida beira rio

Avenida Beira Rio, em João Pessoa - Foto: Walla Santos/ClickPB/Arquivo

A motocicleta é o principal meio de transporte dos paraibanos para ir ao trabalho e o ônibus ficou em quarto lugar, perdendo para a locomoção por carro e a pé. Os dados são do ‘Censo Demográfico 2022: Deslocamentos para trabalho e para estudo’, divulgados nesta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa buscou avaliar o meio de transporte utilizado no trajeto até o local de trabalho ou, no caso de uso de mais de um meio de transporte, aquele em que os trabalhadores passavam mais tempo durante esse trajeto.

Moto

Na Paraíba, de um total de 1,13 milhão de pessoas ocupadas que trabalhavam fora do domicílio, em 2022, constatou-se que 30,2% (342,6 mil pessoas) faziam uso da motocicleta como meio de transporte para o trabalho. Esse percentual ficou acima tanto da média nacional (16%) como da regional (25,4%), sendo o 8º mais elevado entre as unidades da federação, abaixo apenas dos constatados em Rondônia (41,6%), Piauí (41,1%), Tocantins (34,8%), Maranhão (34,1%), Acre (31,9%), Mato Grosso e Ceará, ambos com 30,8%.

Carro

O automóvel aparece em segundo lugar, sendo utilizado por 282,6 mil pessoas. Isso representa 24,9% dos trabalhadores do estado, percentual inferior ao observado no cenário brasileiro (31,7%), mas superior ao nordestino (20,6%).

A pé

Há quem se desloca a pé para o trabalho e essa era a alternativa para 237,5 mil trabalhadores paraibanos, o que corresponde a 21% do total estadual, a sétima maior taxa do Brasil, similar à do Maranhão (21%) e menor apenas que as registradas na Bahia (27,6%), Alagoas (24,9%), Pernambuco (24,8%), Minas Gerais (23,3%) e Sergipe (21,3%). Além disso, a taxa paraibana ficou acima da brasileira (17,4%), embora abaixo da nordestina (23%).

Ônibus

O ônibus é o quarto meio de transporte mais utilizado no estado para a ida ao local de trabalho, com 13,7% (155,4 mil pessoas), o décimo menor percentual do Brasil, cuja média foi de 20,9%. Na região Nordeste, onde a média foi de 17%, a proporção estadual foi a segunda menor, acima apenas da registrada pelo Piauí (9,2%).

Bicicleta

A bicicleta é o meio de locomoção de 46,2 mil trabalhadores da Paraíba (4,1%), sendo esse percentual o quarto menor do país, igual ao observado para São Paulo e inferior aos do Amazonas (2,8%) e do Distrito Federal (2,4%). As médias nacional e regional foram de 6,1% e 6,7%, respectivamente.

 

Havia ainda, no estado, aqueles que se deslocavam para o trabalho utilizando meios de transporte diversos e menos representativos, tais como:

  • Táxi e assemelhados, com 1,1% do total estadual de trabalhadores;
  • Van, perua ou assemelhados, com 0,9%;
  • Trem ou metrô, com 0,1%;
  • Caminhonete ou caminhão adaptado (pau de arara), com 0,3%;
  • Embarcação de pequeno porte, com 0,1%;
  • e Outros, com 0,6%.

 

 

Com informações da assessoria do IBGE na Paraíba

 

COMPARTILHE

Bombando em Carros

1

Carros

Vereadores questionam modelo da Zona Azul em João Pessoa, cobram soluções e levarão caso ao Ministério Público

2

Carros

Tampa de bueiro ‘voa’ e atinge carro no Altiplano, em João Pessoa, e assusta motorista

3

Carros

Acidente deixa ao menos dois feridos na BR-230 e congestionamento quilométrico, em João Pessoa

4

Carros

Uber divulga lista dos carros que não serão aceitos em 2026; confira

5

Carros

DER executa plano para tapar buracos e recuperar rodovias da Paraíba; saiba em quais locais