
Será o 6ºº Concerto Oficial da OSJPB da temporada — Foto:Divulgação
A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba volta se apresentar nesta quinta-feira (8), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa. Composições de Franz Schubert, Gustav Holst e Jean Sibelius integram o programa do 6º Concerto Oficial da OSJPB. A regência será do maestro titular, Luiz Carlos Durier. Os músicos Vanessa Ferraz e Lucas França são os solistas desta apresentação. A entrada é gratuita.
O concerto inicia com a execução da “Abertura em Estilo Indiano, D590”, de Franz Schubert, compositor austríaco que escreveu cerca de 600 canções, além de óperas, sinfonias e sonatas, entre outros trabalhos, e é considerado um dos maiores compositores do século 19, marcando a passagem do estilo clássico para o estilo romântico.
Em seguida, será executada “Fugal Concerto, Op. 40. Nº 2”, de Gustav Holst, com a participação da flautista Vanessa Ferraz e do clarinetista Lucas França. Gustav Theodore Holst foi um compositor inglês, arranjador e professor. Conhecido pelo seu trabalho orquestral, a suíte The Planets, compôs várias obras de diversos gêneros.
Após o intervalo, a orquestra volta para executar a “Abertura Karélia, Op. 10”, de Jean Sibelius, um dos mais famosos compositores escandinavos, cuja obra pode ser considerada a transição entre o romantismo e as novas tendências. Depois será a vez de “Sevilhana – Cena Espanhola”, do inglês Edward Elgar, que tem entre as suas composições mais conhecidas trabalhos orquestrais como Variações Enigma e a série Marchas de Pompa e Circunstância.
A “Seleção Capiba”, do maestro Duda, vem em seguida. O pernambucano de Goiana José Ursicino da Silva, o Maestro Duda ou mestre Duda, é um dos maiores regentes, compositores, arranjadores e instrumentistas do frevo em especial, dono de uma carreira repleta de sucessos e de grandes parcerias.
A Orquestra Jovem encerra o concerto com a execução de “Danzon nº 2”, de Arturo Marquéz, compositor mexicano reconhecido por usar formas mexicanas e estilos musicais em suas composições.
Os solistas
Vanessa Ferraz (flauta) – Iniciou seus estudos aos 11 anos de idade, sob a orientação da professora Mabel Hipólito, na Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN). No mesmo ano, ingressou na Orquestra Infantil do Estado da Paraíba, com regência de Norma Romano, permanecendo até 2002. Em 2001, ingressou no curso de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o professor Gustavo de Paco, ano em que ingressou também na Camerata Izabel Burity, regida por Norma Romano.