Em João Pessoa

Justiça eleitoral deve restringir carros abertos em carreatas e juíza fala sobre tropas federais

Juíza diz que João Pessoa não tem histórico de tropas federais, mas isso não quer dizer que, havendo necessidade e havendo justo motivo, possa solicitar

Justiça eleitoral deve restringir carros abertos em carreatas e juíza fala sobre tropas federais

Juíza da Propaganda Agamenilde Dias — Foto:Aline Lins

Uma portaria deverá disciplinar as carreatas em João Pessoa e estabelecer que apenas o carro-chefe do evento poderá transportar os candidatos da eleição majoritária, enquanto o restante dos participantes deverá seguir em carros fechados. A definição somente deve se dar após uma nova reunião marcada para o dia 1º de setembro, às 14h, na 76ª Zona Eleitoral, responsável pela Propaganda de Rua em João Pessoa, desta vez com os partidos políticos e coligações. “Nós vamos deliberar, em reunião, na quinta-feira, às 14 horas’, disse a juíza Agamenilde Dias, da 76ª Zona Eleitoral da Capital.

Na tarde desta terça-feira (30) a juíza Agamenilde Dias reuniu órgãos de segurança, como a Polícia Militar, e de mobilidade urbana, como a Semob. Na próxima reunião deverão participar, também, representantes da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.

Tropas federais – De acordo com a juíza, é interesse da Justiça Eleitoral zelar pela tranquilidade e segurança nos eventos de campanha, inclusive dos participantes. Contudo, ela não vê ainda necessidade de pedir reforço. “Neste momento, nós estamos tratando dentro da nossa realidade. João Pessoa não tem histórico de tropas federais. Não quer dizer que, havendo necessidade e havendo justo motivo, nós poderemos encaminhar. Neste instante nós estamos trabalhando dentro das nossas condições e realidade para que tudo seja sanado e tudo transcorra com tranquilidade”, explicou Agamenilde.

O Código de Trânsito Brasileiro proíbe o transporte de passageiros nas carrocerias dos veículos. De acordo com a promotora eleitoral Sônia Maia, haverá uma intensificação na fiscalização por parte da Justiça Eleitoral, para fazer com que a lei seja cumprida na íntegra, inclusive em relação às chamadas motorreatas, que são semelhantes às carreatas, sendo que com motocicletas. “Vai haver uma fiscalização muito grande em relação a essas motorreatas”, disse, citando ainda que haverá tolerância zero para ingestão de álcool por quem estiver conduzindo os veículos nas carreatas, além de ser observada a questão da sonorização e todas as regras de trânsito.

A juíza Agamenilde Dias Dantas também falou da representação sobre a confusão que houve no domingo, envolvendo um fiscal da propaganda eleitoral. “Com relação ao andamento do fato, ele está sendo processado e amanhã nós vamos ouvir umas pessoas que foram citadas na representação”, disse a juíza. 

A promotora eleitoral Sônia Maia disse que, além dos vídeos na íntegra que já integram o procedimento sobre o fato ocorrido no domingo com o fiscal eleitoral, foram solicitadas, nesta terça-feira (30), as imagens da Semob (Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa). 

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

“Meu voto é em João para o Senado”, diz Dinho antecipando torcida para Lucas Ribeiro assumir governo em 2026

2

Eleições

Tibério Limeira comemora número de adesões ao PSB e elogia liderança de João Azevedo

3

Eleições

Deputado Sargento Neto diz que candidatura de Romero Rodrigues a prefeito de Campina Grande é “irreversível”

4

Eleições

Deusdete compara gestão de João Azevêdo com a de Ricardo Coutinho e dispara “10 vezes mais investimentos no atual governo”

5

Eleições

Deusdete Queiroga diz que não tem pretensão de lançar candidatura ao governo do estado e defende João Azevedo no Senado