Eleições 2022

Marina Silva anuncia que vai se candidatar a deputada federal em São Paulo

Ex-ministra do Meio Ambiente era cotada para ser vice na chapa do petista Fernando Haddad ao governo de São Paulo.

Marina Silva anuncia que vai se candidatar a deputada federal em São Paulo

Marina Silva foi candidata da Rede à Presidência da república em 2018 e ficou em oitavo lugar, com 1% dos votos. — Foto:Reprodução

A ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede) anunciou nesta quarta-feira que vai se candidatar a deputada federal por São Paulo nas eleições deste ano. Marina foi, por três vezes, candidata à Presidência da República (2010, 2014 e 2018), tendo obtido a terceira colocação nas duas primeiras tentativas.

A expectativa da Rede é de que Marina Silva seja uma puxadora de votos da sigla, que hoje só tem uma deputada federal, Joênia Wapichana (RR), e um senador, Randolfe Rodrigues (AP).

Marina chegou a ser cotada para o cargo de vice do petista Fernando Haddad após se reaproximar do Partido dos Trabalhadores. A ex-senadora declarou apoio ao pré-candidato petista ao governo de São Paulo no início deste mês.

A intenção de que Marina fosse vice de Haddad esbarrou na necessidade de a Rede precisar de uma puxadora de votos e também encontrou oposição do PSOL, que também apoia Haddad e reivindica espaço na chapa do petista.

“Considero que assim (como candidata a deputada) posso colaborar com o objetivo estratégico de mobilizar o Brasil para o grande desafio da reconstrução e construção de políticas públicas capazes de enfrentar o crescimento intolerável das desigualdades, recuperar a economia em bases sustentáveis e preparar o estado e o país para a urgente transição necessária para nos adaptarmos às mudanças climáticas”, afirmou a ex-senadora em nota publicada em suas redes sociais.

“A sociedade paulista, pela sua complexidade, diversidade e pujança reúne recursos, capacidades e condições de responder a tantas crises que nos assolam, contribuindo assim (…) para a instituição de novo ciclo de desenvolvimento no estado e do país, deixando para trás as tragédias que hoje minam nossas esperanças”, prossegue o documento.

Marina fala ainda em “contribuir para que São Paulo tenha uma representação no Congresso que seja compatível com sua potência em recursos sociais, científicos, humanos, tecnológicos e financeiros”.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Secretário diz que Cícero continua pré-candidato a governador e que “ainda há muita coisa para acontecer na política paraibana”

2

Eleições

Ricardo Barbosa diz que João Azevêdo quer todos os cargos em janeiro para quem for disputar a eleição de 2026

3

Eleições

Cícero evita cogitar aliança com os ‘Cunha Lima’ para 2026: “estamos discutindo na minha base. Não quero construir alternativa”

4

Eleições

Mais votado na lista tríplice, Leonardo Quintans diz estar confiante em escolha de João Azevêdo: “respeitando a prerrogativa”

5

Eleições

Leonardo Quintans lidera lista tríplice para procurador-Geral de Justiça da Paraíba; nomes serão enviados ao governador