Seis municípios

Promotoria pede a impugnação de quase 1/3 de registros de candidaturas da 30ª Zona Eleitoral

Os candidatos dos seis município disputam o voto de 38 mil eleitores

Promotoria pede a impugnação de quase 1/3 de registros de candidaturas da 30ª Zona Eleitoral

Os candidatos correm o risco de ficar de fora das eleições municipais — Foto:Divulgação

A Promotoria da 30ª Zona Eleitoral que compreende os municípios Teixeira, Desterro, Cacimbas, Maturéia, Mãe D´Água e Imaculada, protocolou ontem (23) 99 ações de impugnação de registros de candidaturas. O número representa quase 1/3 do total (270) de registros de candidatos inscritos para participar das eleições municipais naquela Zona Eleitoral. Os candidatos dos seis municípios disputam o voto de 38 mil eleitores.

Segundo o promotor eleitoral, Dennys Coelho, do total das ações de pedido de impugnação do registro de candidatura, sete afetam diretamente os candidatos a prefeito.

Em Cacimbas, a Justiça Eleitoral pediu a impugnação dos registros de Geraldo Terto da Silva, Edilson Silva Nascimento e Nilton de Almeida. Os dois candidatos a prefeito do município de Desterro,  Rosângela de Fátima Leite e Dílson Almeida, também tiveram a ação de impugnação contra o registro de candidatura.

Caso a Justiça Eleitoral acate pedido de impugnação de registro de candidatura, o município de Imaculada corre o risco de ficar sem candidatos a prefeito. Os dois que disputam a Prefeitura Municipal daquele município: Alexandre Alves Nóbrega e Aldo Lustosa da Silva foram citados na ação do promotor eleitoral. 

De acordo com o promotor eleitoral Dennys Carneiro, os principais motivos das impugnações foram faltos de certidões negativas das justiças estadual e federal; ausência de prova de desincompatibilização de servidores públicos; filiação partidária cancelada; ausência de escolha do nome do pré-candidato na convenção.

Ele informou ainda que também foram questionadas falhas nos Demonstrativos de Regularidade de Atos Partidários (Drap) de algumas coligações. A terça-feira foi último dia, observado o prazo de cinco dias contados da publicação do edital de candidaturas requeridas, para qualquer candidato, partido político, coligação ou o Ministério Público Eleitoral impugnar os pedidos de registro de candidatos apresentados pelos partidos políticos ou coligações.

Ações por município:

Cacimbas: 39 impugnações
Desterro: 15 impugnações
Imaculada: 22 impugnações
Mãe d´Água: 9 impugnações
Maturéia: 7 impugnações
Teixeira: 7 impugnações

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

“Meu voto é em João para o Senado”, diz Dinho antecipando torcida para Lucas Ribeiro assumir governo em 2026

2

Eleições

Tibério Limeira comemora número de adesões ao PSB e elogia liderança de João Azevedo

3

Eleições

Deputado Sargento Neto diz que candidatura de Romero Rodrigues a prefeito de Campina Grande é “irreversível”

4

Eleições

Deusdete compara gestão de João Azevêdo com a de Ricardo Coutinho e dispara “10 vezes mais investimentos no atual governo”

5

Eleições

Deusdete Queiroga diz que não tem pretensão de lançar candidatura ao governo do estado e defende João Azevedo no Senado