Medidas

Justiça da Argentina aceita ação que contesta ‘decretaço’ de Milei após presidente convocar Congresso para sessões extraordinárias

Medidas anunciadas pelo novo presidente argentino geraram protestas ao longo da semana.

Justiça da Argentina aceita ação que contesta 'decretaço' de Milei após presidente convocar Congresso para sessões extraordinárias

Javier Milei acena durante evento em Buenos Aires no dia 12 de dezembro de 2023

O governo da Argentina convocou na sexta-feira (22) o parlamento para sessões extraordinárias para debater o “decretaço” anunciado pelo novo presidente Javier Milei. Neste sábado (23), a Justiça federal admitiu uma ação coletiva de organizações civis para declarar o texto inconstitucional.

Na última quarta-feira (20), Milei anunciou o Decreto de Necessidade e Urgência (DNU), que viabiliza a desregulação econômica do país. O texto modifica ou revoga mais de 350 normas e, embora já tenha entrado em vigor, ainda pode ser barrado pelo Congresso.

Entre outros pontos, o decreto desregulamenta o serviço de internet via satélite e a medicina privada, flexibiliza o mercado de trabalho e revoga uma série de leis nacionais. As medidas incluem também a conversão de diversas empresas estatais em sociedades anônimas, facilitando o processo de privatização dessas instituições.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Em carta à Bolsonaro, Trump chama sistema brasileiro de injusto e diz que “julgamento precisa parar imediatamente”

2

Mundo

Trump é diagnosticado com insuficiência venosa crônica, diz Casa Branca

3

Mundo

Estados Unidos sinalizam possível adiamento de tarifa sobre produtos brasileiros

4

Mundo

VÍDEO: Clilson Júnior mostra ‘caos’ no trânsito de João Pessoa e alerta “em cinco anos ninguém vai conseguir trafegar”

5

Mundo

Trump quer mudar receita da Coca-Cola nos Estados Unidos