Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Paraíba

Editoria sobre Paraíba ir para editoria →

Cultura

Festival de Queijo em Soledade acontece de 16 a 18 de setembro com competições e degustação de variedades de laticínios

Nesta semana que antecede o evento, 17 produtores locais receberam capacitação do Sebrae para aperfeiçoar a fabricação do produto, que é cartão postal gastronômico da cidade e tema do festival que integra a comemoração dos 136 anos do município.

O Festival será ainda momento de destacar a cultura do município, com apresentações de artistas, bandas locais e personagens tradicionais na história da população. (Foto: reprodução)

Por

Ricota, queijo minas, de manteiga, de coalho, do reino, mussarela e doce de leite estão entre as variedades do derivado do leite que serão apresentadas no 1º Festival de Queijos de Soledade, que acontece de 16 a 18 de setembro na cidade do Cariri paraibano.  Nesta semana que antecede o evento, 17 produtores locais receberam capacitação do Sebrae para aperfeiçoar a fabricação do produto, que é cartão postal gastronômico da cidade e tema do festival que integra a comemoração dos 136 anos do município. 

O festival é uma iniciativa da Prefeitura de Soledade e conta com o apoio do Governo Federal, do Sebrae e da PBTur. O evento será composto de Feirinha do Queijo, da venda de artesanatos locais, desfile da rainha e do rei do queijo e o Festival Gastronômico, com os restaurantes da cidade, que vão preparar pratos com o laticínio. O festival contará ainda com disputa de quem come mais queijo e a competição do maior queijo produzido em Soledade.  Ao todo, serão mais de 30 balcões para exposição e venda dos produtos e artesanato, que ficarão dispostos na Praça, no Centro do município, no horário das 16h às 19h. 

Envolvendo toda a cidade, a festa também vai ocupar outros espaços: às margens da BR-230, ponto tradicional de passagem dos viajantes, serão instalados 15 pontos de alimentação, entre bares, restaurantes e ambulantes, que vão ofertar um cardápio diversificado com queijo. A lista vai de hambúrguer, cubos de queijo, ninho de carne de sol na nata, tapioca e coxinha. Será o momento dos estabelecimentos mostrarem o que aprenderam com a capacitação ofertada pelo Sebrae.  Cada um desenvolveu o seu prato tendo como base o queijo de cabra ou de vaca.

O Festival será ainda momento de destacar a cultura do município, com apresentações de artistas, bandas locais e personagens tradicionais na história da população.  O objetivo do projeto, de acordo com o prefeito Geraldo Moura Ramos, é mostrar que Soledade tem potencial para ir além do ponto de parada dos viajantes e tem contribuído não só com a culinária paraibana, mas no lazer, na cultura e na história do estado.

Qualificação – De 8 a 10 de setembro os produtores dos laticínios passaram por uma qualificação, uma parceria da Prefeitura com o Sebrae que aconteceu na Estação Experimental da Pendência, sede da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), que também atua na fabricação do alimento. Além do leite de vaca, os produtos são feitos também com leite de cabra - o município tem o 4º maior rebanho do animal da Paraíba. 

No curso, iniciado na última quarta-feira (8), os produtores praticaram as receitas que fazem Soledade se destacar na Paraíba quando se fala de culinária, incluindo o queijo trufado com doce de leite - petisco que mistura doce e salgado em uma das melhores composições da produção artesanal.  Eles ainda foram orientados sobre a forma correta de embalar a especiaria, como vender nas redes sociais e como trabalhar nas relações profissionais. 

Aniversário – O município comemora 136 anos no próximo dia 24 de setembro. O 1º Festival do Queijo inicia os festejos de aniversário da cidade, que contará ainda a 4ª Copa Paraíba Mountain Bike (MTB) ‘Cabra da Peste’, a ‘Mostra Soledade’, o lançamento do livro ‘A Flor do Caruá 2’ e live show com Luh Barreto e Banda.  

Localizada no Cariri paraibano, Soledade possui população estimada de 15 mil habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município se destaca pela localização privilegiada, às margens da BR-230, situado a 165,5 km da Capital João Pessoa, virando parada quase obrigatória para quem se desloca entre o Litoral e o Sertão do Estado.  Além da gastronomia, tem no artesanato e no comércio os principais meios de geração de renda da população, com destaque ainda na produção de minério e na produção cinematográfica.





Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Bruno Cunha Lima entrega reforma completa da UTI do Complexo Hospitalar Municipal Pedro I

João Azevêdo inspeciona obra e anuncia inauguração do primeiro Museu da Cidade de João Pessoa para 4 de novembro

Defesa de Roberto Santiago aguarda análise de pedido para derrubada de cautelares contra empresário

Governo da Paraíba concede isenção total de ICMS em vendas de sanduíches para campanha solidária de combate ao câncer infantil deste sábado