
O União Brasil e o PP (Progressistas) oficializaram a federação partidária nesta terça-feira (19), em evento que reúne os dois partidos na primeira convenção oficial da Federação União Progressista (UPb). Em entrevista ao ClickPB, o senador e pré-candidato ao governo da Paraíba, Efraim Filho destacou que o nome de quem comandará a federação deve ser decidido em 2026.
“Prevaleceu a nossa tese, o estatuto traz a regra de que candidatura majoritária será definida apenas em 2026, pela direção nacional. Quem deu prazo, não aconteceu, e começou perdendo”, explicou o parlamentar.
Nacionalmente, a condução da Federação será compartilhada entre o presidente do PP, senador Ciro Nogueira, e o presidente do União Brasil, Antônio Rueda. As duas legendas somam 109 deputados federais e 15 senadores. É a maior bancada da Câmara dos Deputados e uma das maiores do Senado Federal.
Na última eleição, a Federação União Progressista registrou nas urnas 12.398 vereadores, 1.335 prefeitos, 186 deputados estaduais e quatro distritais, além de seis governadores, quatro vice-governadores e 1.183 vice-prefeitos.
Os dois partidos contam com quatro pastas na Esplanada dos Ministérios. Pelo União: Celso Sabino (Turismo), Waldez Góes (Integração Nacional) e Frederico de Siqueira (Comunicações); e pelo PP: André Fufuca (Esporte).
Leia mais no ClickPB
