Escombros

Lixo espacial encontrado na Austrália é de nave da SpaceX, confirma agência espacial

Destroços pertenciam a cápsula lançada em 2021 pela empresa do bilionário Elon Musk.

Lixo espacial encontrado na Austrália é de nave da SpaceX, confirma agência espacial

A cápsula foi lançada em 2021, mas especialistas estimam que os destroços tenham caído na Terra em 9 de julho. — Foto:Reprodução

A agência espacial da Austrália confirmou nesta quinta-feira que o lixo espacial encontrado em uma região agrícola próxima da cidade de Dalgety pertence a uma nave da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk. A cápsula foi lançada em 2021, mas especialistas estimam que os destroços tenham caído na Terra em 9 de julho. O objeto foi encontrado por um fazendeiro na semana passada.

— Foi meio excitante e estranho ao mesmo tempo. Encontrar o grande pedaço embutido em um campo vazio me lembrou de algo saído do filme de ficção científica como “2001: Uma Odisséia no Espaço”. É surpreendente ver isso — disse à AFP o astrofísico Brad Tucker, que foi designado para uma inspeção no local após o chamado de agricultores.

A agência espacial pediu que moradores relatem às autoridades quaisquer outras descobertas relacionadas à SpaceX. O órgão disse que está trabalhando para mitigar danos e discutiu a questão com parceiros internacionais.

“A Agência confirmou que os destroços são de uma missão da SpaceX e continua a trabalhar com nossos colegas nos EUA, bem como de outras partes da Commonwealth e autoridades locais, conforme apropriado”, disse um porta-voz da Agência Espacial Australiana.

Conforme Brad Tucker, a peça encontrada fazia parte de um tronco lançado pela cápsula Crew-1 quando ela entrou na atmosfera da Terra em 2021. Há relatos de outras peças também encontrados em propriedades próximas, tornando prováveis mais descobertas ligadas à missão em breve.

Segundo o astrofísico, a maioria dos detritos espaciais cai no mar, mas com o aumento de empresas de turismo espacial em todo o mundo, a quantidade de detritos no solo deve aumentar.

— Temos que compreender que há um risco provável de atingir uma área povoada em algum momento — ressaltou.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Microsoft está entre potenciais compradoras do TikTok nos Estados Unidos

2

Tecnologia

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

3

Tecnologia

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp

4

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

5

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica