Covid-19

Saúde da Paraíba aguarda liberação de registro emergencial de vacina contra coronavírus, diz secretário

Depois da liberação, devem chegar ao Brasil as 2 milhões de vacinas prontas, da fábrica na Índia, no dia 17 de janeiro.

Saúde da Paraíba aguarda liberação de registro emergencial de vacina contra coronavírus, diz secretário

Estados aguardam posicionamento da Anvisa na liberação de doses das vacinas contra a Covid-19. — Foto:Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) está aguardando a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do registro emergencial de vacina contra coronavírus. O secretário Geraldo Medeiros informou ao ClickPB que o laboratório  Astrazeneca deve submeter o pedido até esta sexta-feira (08).

Depois da liberação, devem chegar ao Brasil as 2 milhões de vacinas prontas, da fábrica na Índia, no dia 17 de janeiro. Segundo o secretário esse foi o “aceno do Governo Federal”. Outras 25 milhões de doses estão previstas para o mês de fevereiro. Durante todo o ano de 2021, o País deve receber de dois laboratórios Astrazeeca e Oxford pouco mais de 270 milhões de vacinas.

Sobre a aquisição por parte do Governo do Estado, o secretário Geraldo Medeiros comentou que manteve contato com o diretor do Butantan. No entanto, houve uma sinalização do Governo Federal de que coordenaria a vacinação. “O Ministério da Saúde é que vai coordenar a vacina. Não há motivo para ser diferente e haver a compra de vacina pelos estados porque isso vai originar a lei do mercado, a lei da oferta e da procura, consequentemente vai aumentar os preços das vacinas e é o que nós não queremos”, frisou.

A distribuição das vacinas só poderão ocorrer após a liberação da Anvisa. “Se a Anvisa não fizer o registro emergencial não é possível a distribuição de vacinas. Tudo leva a crer que até o final desta semana, as documentações pedidas formais por parte dos dois grandes fabricantes que é a Fiocruz e o Butantan será feito”, disse o secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi. Segundo frisou, até sexta-feira deve ser entregue documentação e espera que na próxima semana a Anvisa cumpra processos de avaliação para registro emergencial.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Bananeiras é destaque na Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do Rio Grande do Norte

2

Paraíba

Prefeitura de Bananeiras renova parceria com o Projeto Educar PRF nas escolas para o ano de 2024

3

Paraíba

São Domingos do Cariri desembolsa mais de R$ 400 mil com cachês da festa de emancipação política

4

Paraíba

Jovem é assassinado a tiros em Cabedelo

5

Paraíba

Petrus Cartaxo o “Pisca” é preso em Cabedelo acusado de organizar rinha de galo e ameaçar deputada