18%

Campina Grande registra aumento na taxa de internação por Covid-19, após fechamento de leitos de hospitais

A taxa de ocupação das UTIs, que antes estava abaixo dos 30%, subiu gradativamente e agora está em torno de 48%.

Campina Grande registra aumento na taxa de internação por Covid-19, após fechamento de leitos de hospitais

A Secretaria Municipal de Saúde informou que segue com todos os leitos do Hospital Municipal Pedro I e do Hospital de Campanha funcionando normalmente — Foto:Reprodução

A Secretaria de Saúde de Campina Grande registrou um aumento na taxa de ocupação de leitos para covid-19 na cidade. A elevação do índice de internação é, na verdade, um reflexo do fechamento dos leitos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus do Hospital Universitário e do Hospital de Trauma de Campina Grande.

A taxa de ocupação das UTIs, que antes estava abaixo dos 30%, subiu gradativamente e agora está em torno de 48%. O aumento se deve exatamente ao encerramento dos leitos dos hospitais, que eram unidades majoritariamente de UTI. Os leitos de enfermaria seguem com ocupação de 24%.

Anteriormente, Campina Grande tinha 337 leitos do SUS exclusivos para covid-19. Após a desativação dos leitos do HU e do Trauma, o número de leitos do SUS passou a ser de 253. “Ou seja, a proporção subiu porque a oferta de leitos de internação caiu, mas não significa dizer que tivemos aumento de pacientes. O número segue estabilizado e, mesmo com essa desativação, temos uma situação confortável”, disse o secretário de Saúde, Filipe Reul. O município tem ainda 84 vagas de internação na rede privada.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que segue com todos os leitos do Hospital Municipal Pedro I e do Hospital de Campanha funcionando normalmente, além dos espaços destinados ao atendimento de pacientes com covid-19 na maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida e no Hospital da Criança e do Adolescente.

Além disso, 15 Unidades Básicas de Saúde de Campina Grande permanecem fazendo a testagem de pessoas com suspeita da doença, e outros três Centros de Testagem foram habilitados pelo Ministério da Saúde para acolhimento dos pacientes, sendo a UBS Maria de Lourdes Leôncio (Cruzeiro), UBS Ricardo Am

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Médico alerta que adultos podem transmitir doenças para bebês através do beijo

2

Saúde

15 alimentos saudáveis vão ficar mais baratos com reforma tributária que será aprovada

3

Saúde

Paraíba amplia oferta da vacina contra gripe para toda população e reforça vacinação dos grupos prioritários

4

Saúde

Paraíba distribui mais de 14 mil doses da vacina contra dengue para 24 municípios aptos para vacinação

5

Saúde

Paraíba registra quarta morte por dengue em 2024