Novorapid e Lantus

Cedmex disponibiliza insulina de ação rápida e glargina a pacientes com diabetes tipo 1

A Novorapid foi incorporada pelo Ministério da Saúde em janeiro de 2017. Já a Lantus continuará sendo comprada pelo Naf, mas será entregue aos pacientes no Cedmex.

Cedmex disponibiliza insulina de ação rápida e glargina a pacientes com diabetes tipo 1

O Cedmex fica localizado na Avenida Maximiano Figueiredo, nº 453, no Centro de João Pessoa. — Foto:Walla Santos

O Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex), que integra a rede estadual de saúde, disponibiliza a insulina análoga de ação rápida (Novorapid) e a insulina glargina (Lantus) para pacientes com diabetes mellitus tipo 1. Até então, ambas eram entregues aos usuários no Núcleo de Assistência Farmacêutica (Naf) na Paraíba.

A Novorapid foi incorporada pelo Ministério da Saúde em janeiro de 2017. Já a Lantus continuará sendo comprada pelo Naf, mas será entregue aos pacientes no Cedmex. Os pacientes com diabetes tipo 2 seguem pegando a insulina no Naf.

“Decidimos fazer esta mudança para facilitar a vida dos pacientes que precisam pegar dois tipos de insulina – a Lantus e a NovoRapid. Desta maneira, eles não vão mais precisar ir a dois lugares diferentes para ter acesso às insulinas que serão usadas durante o mês de tratamento. Foi acordado que, aos poucos, os pacientes com diabetes mellitus tipo 1 serão migrados e o serviço será concentrado no Cedmex”, informou a diretora geral do Cedmex, Gilcélia Menezes.

Para que os pacientes tenham acesso aos medicamentos, os médicos assistentes devem seguir os critérios de inclusão contemplados no protocolo clínico, que são:

·       Uso prévio da regular e NPH por pelo menos três meses;

·       Acompanhamento ao endocrinologista pelo menos duas vezes ao ano;

·       Automonitorização da GC pelo menos três vezes ao dia;

·       Apresentar, nos últimos três meses, pelo menos um dos seguintes critérios: Hipoglicemia Grave; Hipoglicemia não grave, com episódios de duas ou mais vezes por semana; Hipoglicemia noturna (mais de uma vez por semana).

Esses usuários farão um novo cadastro no Cedmex para receber as insulinas.

Cedmex – Atualmente, o Cedmex tem 34.225 usuários cadastrados e, entre eles, 21 mil residem na abrangência da sede da 1ª Gerência Regional (João Pessoa). O Centro é responsável pelo tratamento de 88 patologias, na sua maioria doenças crônicas e de alto custo, contemplando 273 apresentações farmacêuticas.

O Cedmex fica localizado na Avenida Maximiano Figueiredo, nº 453, no Centro de João Pessoa.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

‘Índice de Apgar’ passa a ser obrigatório em prontuários de recém-nascidos na Paraíba

2

Saúde

Vacina contra gripe é ampliada para público acima de 6 meses

3

Saúde

Nutricionista revela vantagens das receitas de hambúrguer artesanal e ensina receita; confira

4

Saúde

Cícero Lucena decreta emergência em João Pessoa após superlotação de unidades de saúde por casos de Síndrome Gripal

5

Saúde

Venda de álcool 70% líquido em supermercados e farmácias passa a ser proibida a partir de hoje na Paraíba