Para novembro

Centro de Zoonoses faz agendamento de 200 cirurgias de castração de cães e gatos nesta quarta-feira

O procedimento não é considerado perigoso e os riscos envolvidos são os mesmos de qualquer procedimento cirúrgico. Os animais que passam pela castração recebem alta no mesmo dia.

Centro de Zoonoses faz agendamento de 200 cirurgias de castração de cães e gatos nesta quarta-feira

As fichas serão distribuídas para cirurgias em cadelas (40), gatas (80) e cães e gatos machos (80), totalizando 200 animais — Foto:Reprodução

Os tutores de cães e gatos podem procurar o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta quarta-feira (31) a partir das 13h para fazer o agendamento para o programa de cirurgias de esterilização.

Para o mês de novembro serão programados 200 procedimentos e, para ter acesso, os proprietários devem comparecer à sede da Cvaz, na Avenida Walfredo Macedo Brandão, n°100, nos Bancários. As fichas serão distribuídas no portão lateral.

Para realizar uma cirurgia de castração, o dono ou responsável pelo animal deve procurar o Centro e fazer um cadastro no serviço. É necessário apresentar comprovante de residência do município de João Pessoa e documento de identificação com foto. As fichas serão distribuídas para cirurgias em cadelas (40), gatas (80) e cães e gatos machos (80), totalizando 200 animais.

“A mudança do horário para os agendamentos foi um pedido dos usuários”, explicou Nilton Guedes, gerente do Cvaz. “Já os protetores independentes de animais e ONGs, podem entrar em contato diretamente com o serviço, até o dia 1º de novembro, e realizar o agendamento”, completou.

O procedimento não é considerado perigoso e os riscos envolvidos são os mesmos de qualquer procedimento cirúrgico. Os animais que passam pela castração recebem alta no mesmo dia. Mas para a realização da cirurgia, os animais devem apresentar bom estado de saúde e se submeterem a alguns critérios considerados de segurança, como exame de hemograma e triagem clínica, não estar na fase de amamentação e nem no cio, além de estar na faixa etária acima dos oitos meses e até oito anos de vida.

Serviço – O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental e Zoonoses está localizado na Avenida Walfredo Macedo Brandão, n°100, nos Bancários. Para mais informações, as pessoas podem ligar para os telefones 3218-9357 ou 3214-3459.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Médico alerta que adultos podem transmitir doenças para bebês através do beijo

2

Saúde

15 alimentos saudáveis vão ficar mais baratos com reforma tributária que será aprovada

3

Saúde

Paraíba amplia oferta da vacina contra gripe para toda população e reforça vacinação dos grupos prioritários

4

Saúde

Paraíba distribui mais de 14 mil doses da vacina contra dengue para 24 municípios aptos para vacinação

5

Saúde

Paraíba registra quarta morte por dengue em 2024