Direitos

Pais podem perder guarda dos filhos caso recusem vacinação das crianças contra Covid-19 e advogada explica artigo do ECA que obriga imunização

"É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias", cita o parágrafo 1º do Art. 14 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

criança

Foto: Pixabay/Ilustrativa

Os pais podem perder a guarda dos filhos caso recusem a vacinação das crianças contra Covid-19. A advogada Anna Carla Lopes conversou com o ClickPB sobre o assunto e lembrou o que diz o Art. 14 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”, cita o parágrafo 1º do Art. 14 do ECA.

A advogada Anna Carla Lopes declarou que os pais precisam “entender que existe uma lei que resguarda os direitos das crianças” e que eles podem, “sim, perder a guarda dessas crianças.”

A punição da perda do poder familiar pode acontecer na área cível e os pais também podem ser enquadrados no âmbito criminal.

Saiba mais

A advogada relatou ao ClickPB que os municípios controlam as vacinações e podem cruzar dados e identificar aquelas que os pais não tenham conduzido à imunização contra Covid-19 e contra outras doenças. Sendo assim, podem abrir um processo imediato contra esses pais que recusarem vacinação aos filhos, considerando também “averiguar o motivo, para dar o direito ao contraditório e à ampla defesa”.

A advogada Anna Carla Lopes também pontuou ao ClickPB que existem “estudos avançados de que não há risco algum da vacinação contra Covid-19”.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

15 alimentos saudáveis vão ficar mais baratos com reforma tributária que será aprovada

2

Saúde

Paraíba amplia oferta da vacina contra gripe para toda população e reforça vacinação dos grupos prioritários

3

Saúde

Paraíba distribui mais de 14 mil doses da vacina contra dengue para 24 municípios aptos para vacinação

4

Saúde

Paraíba registra quarta morte por dengue em 2024

5

Saúde

Comissão aprova tratamento de graça para menopausa pelo SUS