Hackers

Ataque hacker global afeta órgãos de governo e entidades no Brasil

O ciberataque, usando um vírus do tipo ransomware, atingiu países como Espanha, Reino Unido, Turquia, Ucrânia, Rússia e o Brasil, ainda está acontecendo

Ataque hacker global afeta órgãos de governo e entidades no Brasil

Empresas privadas e instituições governamentais de 70 nações foram afetadas em diversas partes do mundo — Foto:Reprodução

Um ataque hacker cometido nesta sexta-feira (12) contra infra-estruturas de informática em mais de 70 nações afetou empresas privadas e instituições governamentais em diversas partes do mundo. O ciberataque, usando um vírus do tipo ransomware, atingiu países como Espanha, Reino Unido, Turquia, Ucrânia, Rússia e o Brasil, onde o problema foi detectado em vários estados.

O site MalwareTech, que rastreia botnets e vírus que se espalham pelo planeta em tempo real, montou um mapa atualizado minuto a minuto mostrando a evolução do novo ataque. Você pode conferir o gráfico mostrando todos os ataques aqui, e um outro com cada ataque acontecendo em tempo real aqui.

No Rio de Janeiro, o ataque atingiu intensamente nesta sexta-feira (12) as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cujos postos tiveram de fechar mais cedo e os serviços de atendimento ao público de concessão de benefícios e agendamento de perícias médicas foi totalmente suspenso.

O INSS esclareceu, por meio de nota, que os  atendimentos nas agências marcados para esta sexta-feira serão reagendados, sendo que a data de entrada dos requerimentos já agendados dos cidadãos no sistema da Previdência será resguardada.

Serviços

Atualmente, grande parte dos serviços prestados pela Previdência Social pode ser agendado por meio da central de atendimento telefônico 135 e também pela internet, na página da Previdência. Por meio desse serviço, o cidadão pode consultar o calendário mensal de pagamento de benefícios, requerer o auxílio-doença, consultar as perícias médicas já agendadas, entre outros serviços.

A Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita para todo o país quando realizada de telefone público ou fixo e tem custo de chamada local quando feita de celular.

Ainda no Rio, a Petrobras informou que ao tomar conhecimento de um vírus global adotou medidas preventivas para garantir a integridade da rede de computadores e seus dados.

São Paulo

Em  São Paulo, o Tribunal de Justiça do estado (TJ-SP) informou, por meio de nota, que alguns de seus computadores foram infectados e, por cautela, determinou que todas os demais equipamentos de informática fossem desligados. O órgão suspendeu por tempo indeterminado os prazos processuais. O expediente nos fóruns, no entanto, ocorre de maneira normal, com prestação de informações necessárias aos advogados. Até o fechametno dessa matéria, no final da tarde, o site do TJ-SP estava funcionando.

“Foram detectadas máquinas infectadas e, segundo o protocolo de segurança de Informação do Judiciário Paulista, o TJ-SP determinou por cautela o desligamento de todas as máquinas no estado, de modo a evitar a propagação”, diz o texto distribuído.

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), por sua vez, não confirmou que seus sistemas sofreram um ataque cibernético, mas os servidores e os computadores da instituição foram desligados de forma preventiva, de acordo com sua assessoria de imprensa. O site do MP-SP não estava acessível no final da tarde.

Software malicioso 

Segundo uma nota da empresa russa Kaspersky, que produz softwares de segurança cibernética, o ataque indiscriminado aconteceu através de um sistema de propagação que utiliza uma vulnerabilidade detectada nos sistemas operacionais da Microsoft.

A empresa divulgou um comunicado no qual diz que identificou o rootkit (tipo de software malicioso, programado para se ocultar no sistema sem ser encontrado pelo usuário ou por antivírus) utilizado para efetuar o ciberataque. O rootkit é: (MEM:Trojan.Win.64.EquationDrug.gen).

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Emissão da nova carteira de identidade supera 7 milhões; veja como tirar

2

Brasil

Voluntários mantêm resgates em áreas alagadas de Porto Alegre

3

Brasil

Roque, diretor de auditório do SBT, é internado com sangramento intracraniano

4

Brasil

VÍDEO: Motorista tem relógio roubado e acelera lamborghini para atropelar suspeito

5

Brasil

10 erros cometidos na declaração do Imposto de Renda que levam à malha fina