Brasil

Flávio imita gargalhada do pai ao falar sobre reação de Bolsonaro ao relatório da CPI

Documento atribui nove crimes a Jair Bolsonaro e também pede indiciamento de filhos. Flávio Bolsonaro diz que presidente só poderia dar risada: 'Não tem o que fazer de diferente'.

Flávio imita gargalhada do pai ao falar sobre reação de Bolsonaro ao relatório da CPI

Ao fim da sessão da CPI desta quarta, Flávio foi questionado por uma repórter sobre a reação de Jair Bolsonaro frente a essas acusações. Em resposta, o senador imitou a gargalhada do pai. — Foto:Reprodução

O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) afirmou nesta quarta-feira (20) que o pai dele, o presidente Jair Bolsonaro, daria uma gargalhada como reação ao relatório final da CPI da Covid. O documento atribui nove crimes ao presidente da República e também pede indiciamento dos três filhos parlamentares.

Ao fim da sessão da CPI desta quarta, Flávio foi questionado por uma repórter sobre a reação de Jair Bolsonaro frente a essas acusações. Em resposta, o senador imitou a gargalhada do pai.

“Olha, eu acho que ele receberia [as acusações] da seguinte forma, você conhece aquela gargalhada dele? [Gargalha] Porque não tem o que fazer de diferente disso. É uma piada de muito mau gosto”, declarou.

O relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), leu o documento final dos trabalhos na sessão desta quarta. O texto deve ser votado na próxima terça-feira (26). 

O relatório pede 68 indiciamentos, entre pessoas físicas e empresas. No caso de Jair Bolsonaro, o relator cita os seguintes crimes:

  • epidemia com resultado morte;
  • infração de medida sanitária preventiva;
  • charlatanismo;
  • incitação ao crime;
  • falsificação de documento particular;
  • emprego irregular de verbas públicas;
  • prevaricação;
  • crimes contra a humanidade;
  • crimes de responsabilidade (violação de direito social e incompatibilidade com dignidade, honra e decoro do cargo)

Inicialmente, o relatório pediria indiciamento de Bolsonaro também pelos crimes de homicídio e genocídio indígena. Na noite desta terça, a cúpula da CPI decidiu excluir essas acusações, que eram um dos pontos de divergência entre Renan e os colegas.

Três filhos do presidente, ministros, ex-ministros, deputados federais e empresários também estão na lista dos pedidos de indiciamento.

O relatório vai deve ser votado na CPI na semana que vem mas, na prática, a comissão não tem o poder de indiciar ninguém. Os pedidos de indiciamento serão enviados aos órgãos competentes, como o Ministério Público dos estados, a Procuradoria-Geral da República e a Polícia Federal.

Presidente da CPI rebate

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), rebateu nesta quarta a declaração de Flávio Bolsonaro sobre a possível gargalhada do pai.

“O presidente deu gargalhada da falta de ar, o presidente deu gargalhada quando mandou a mãe comprar vacina. Presidente, a gente tem respeito pelo cargo de Vossa Excelência, Vossa Excelência é a maior autoridade desse país. Tenha certeza de que nós não vamos permitir que nenhum cidadão, seja a autoridade que for, ache que pode engavetar esse relatório”, disse Aziz.

“Presidente, o país precisa de afeto, e as imputações que estão sendo feitas contra a sua administração e sua pessoa são muito sérias. Rir, nesse momento, não creio que seja uma risada de alivio. Pelo contrário, a sua risada é de temor, porque a justiça vem – vem pelos homens e vem pela justiça divina”, prosseguiu.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Após morte do cachorro Joca, companhias aéreas estudam rastrear animais transportados em voos

2

Brasil

Correios iniciam processo para contratação da banca de concurso

3

Brasil

Ministro promete regras mais duras após caso Joca, cachorro que morreu durante voo da Gol

4

Brasil

“Bosta, frouxo e safado”: julgamento termina em confusão em Tribunal do Júri; assista

5

Brasil

Relatoria do projeto sobre reforma tributária na Câmara pode sair nesta semana