Fuba

A pedra e a vidraça

   É fácil ser pedra, o difícil é ser vidraça! Quem nunca na vida ouviu esse argumento ou desculpa para […]

   É fácil ser pedra, o difícil é ser vidraça! Quem nunca na vida ouviu esse argumento ou desculpa para justificar algum ato ou demonstrar insatisfação por um motivo qualquer? Às vezes, pedras são jogadas para pressionar aquilo que se quer com justificativas relevantes. Outras vezes, são pedras mal intencionadas e oportunistas visando perturbar a ordem ou tirar proveito em causa própria. Isso me faz lembrar um fato acontecido, aqui mesmo, na década passada, mas não tão distante.

   Em Julho de 2002, quando a prefeitura aumentou as passagens dos transportes coletivos em R$ 0,10 (dez centavos), houve uma reação imediata de todos os usuários de coletivos, principalmente dos estudantes. Mesmo sendo um aumento relativamente pequeno, as pessoas que usam o ônibus como meio de transporte, sentiram no bolso o peso da injustiça e foram pedir uma audiência com o prefeito da época. Até aí, tudo bem! Faz parte da democracia reivindicar aquilo que lhe é de direito e as pessoas tem mais é que lutar por aquilo que acreditam.

   O que o Prefeito em exercício Haroldo Lucena não sabia, era que uma grande manifestação tinha sido arregimentada pelo então “grevista” Ricardo Coutinho, na época Deputado Estadual que, com oportunismo ou sabedoria política, se colocou à frente do movimento incentivando os estudantes a invadirem o prédio da Prefeitura provocando euforia com fortes riscos de quebrar o patrimônio público. “Quebra, quebra!”. Era esse o grito de ordem! Houve reações e por pouco não aconteceu uma grande desordem. O carro de Dr. Haroldo ainda chegou a ficar encurralado pelos estudantes enfurecidos, encabeçados pelo então defensor daquela causa. As coisas mudam!

   Naquela época não existia pessoa mais “pedra” do que o governador atual. Não podia acontecer qualquer movimento que logo ele aparecia para dar a sua pedrada. Foi assim com o aumento das passagens, a greve da polícia, greve dos servidores públicos, ambulantes e tantos outros. Quase toda categoria foi defendida por ele com garra e determinação. A voz é do povo, quem manda é o povo e a razão será sempre do povo! E tome  pedrada! Era assim que se comportava e, aos poucos, construiu a sua história.

   Não venho aqui atirar pedras nem tão pouco ser vidraça de franco atirador. Estou apenas refrescando a memória das categorias que foram defendidas pelo parlamentar na época e hoje se sentem traídas pela falta de atenção, diálogo e compromisso. Em outras palavras, a vidraça não aceita pedras!

   O mundo da voltas e, mesmo que essa volta tenha como resultado a conquista do poder pelo poder, é sempre bom lembrar e ficar atento às ações e reações advindas de qualquer que seja o cidadão. Se como vidraça seu pensamento mudou, melhor seria ter sido mais cauteloso ao atirar pedras, até porque seu objetivo era alcançar a vidraça e a pedra de hoje pode ser a vidraça de amanhã, como foi no seu caso. Eis a grande contradição!

  

COMPARTILHE

Bombando em Fuba

1

Fuba

UMA ÚLTIMA REFLEXÃO!

2

Fuba

A DOR DA DIGNIDADE

3

Fuba

OS VERDADEIROS PINÓQUIOS

4

Fuba

ERA SÓ O QUE FALTAVA!

5

Fuba

CONCEPÇÃO ERRADA