Em João Pessoa

Funcionários denunciam falta de vacinas para setor de enfermagem do Hospital Nossa Senhora das Neves e dizem que equipe administrativa furou fila

O HNSN foi alvo de acusações nesta sexta (22) após vacinar diversos funcionários que, segundo foi apontado ao MPF na Paraíba por denúncias, não são da linha de frente da pandemia.

Funcionários denunciam falta de vacinas para setor de enfermagem do Hospital Nossa Senhora das Neves e dizem que equipe administrativa furou fila

O ClickPB conversou com a assessoria do HNSN, a qual disse que todo o setor administrativo funciona no mesmo prédio dos leitos hospitalares. — Foto:Walla Santos/ClickPB/Arquivo

Funcionários denunciaram ao ClickPB que o setor administrativo do Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, funciona fora do prédio onde são atendidos os pacientes em tratamento contra Covid-19, o que retira a prioridade de imunização desse grupo. O HNSN foi alvo de acusações nesta sexta-feira (22) após vacinar diversos funcionários que, segundo foi apontado ao Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba por denúncias com material colhido nas redes sociais, não são da linha de frente contra a pandemia e não tem acesso a locais de risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Uma das pessoas que denunciam o fato fez o seguinte relato ao ClickPB. “Olá, boa tarde! Não sei se vc viu as notas sobre os funcionários do HNSN não ter conseguido se vacinar pq vacinaram todo o administrativo! Eles estão alegando que o adm entra em profissionais de saúde! So não estão dizendo que o administrativo daqui fica FORA do hospital, em uma casa na mesma rua! E que eles passaram a pandemia inteira em ‘home office’! Se vcs do jornalismo puderem nos ajudar, agradecemos! Pois a enfermagem não tomou.” (sic)

Saiba mais

O ClickPB conversou com a assessoria do HNSN, a qual disse que todo o setor administrativo funciona no mesmo prédio dos leitos hospitalares. Questionados sobre as alegações da denunciante, o setor ficou de retornar o contato posteriormente.

O ClickPB acompanha as denúncias, sempre ouvindo todas as partes envolvidas.

Mais cedo, o HNSN emitiu uma nota defendendo-se das denúncias. Confira na íntegra.


Nota de Esclarecimento

O HNSN vem através desta apresentar a verdade dos fatos quanto a imputação de que o hospital havia de alguma forma violado as regras de vacinação, o que não é verdade, senão vejamos:

Como é de conhecimento, cumpre ao governo federal através do PNI – Plano Nacional de Imunização fixar as regras relacionadas a vacinação.

Contudo, cumpre aos municípios, no presente caso, a Prefeitura Municipal de João Pessoa/PB, fixar o plano de operacionalização de vacinação contra a COVID-19.

Assim, de acordo com o plano estabelecido pela PMJP, serão considerados Trabalhadores de Saúde aqueles que: “atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância a saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.

Desta maneira, compreende tanto os profissionais da saúde – médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, serviços sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares –, QUANTO AOS TRABALHADORES DE APOIO – recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e OUTROS -, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, MAS QUE NÃO ESTÃO PRESTANDO SERVIÇOS DIRETO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE DAS PESSOAS”

Assim, resta evidenciado que o plano de operacionalização de vacinação contra a COVID-19, utiliza instrumentos elementares da hermenêutica, notadamente a interpretação analógica, para fins de permitir que mesmo aqueles que não prestem serviços direto de assistência a saúde das pessoas possam ser vacinados, desde que estes profissionais atuem “em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância a saúde”, conforme estabelece a Prefeitura Municipal de João Pessoa/PB, o que ocorreu no presente caso, uma vez que, nossos colaboradores da área administrativa, dentre eles, aqueles veiculados na matéria jornalística, atuam em nosso ambiente hospitalar, portanto, estão compreendidos dentro das normas previstas pela PMJP.

Ademais, a disponibilização de vacinas para profissionais de categorias diversas que compõem o seguimento da saúde, também foi ofertada por outras instituições hospitalares omitidas na reportagem.

Por fim, ratificamos o nosso integral compromisso com obediência às normas legais e esperamos ter restabelecido a verdade dos fatos.

Qualquer dúvida, basta consultar o plano de operacionalização de vacinação contra a Covid-19 da PMJP.

A disposição para maiores esclarecimentos.

Hospital Nossa Senhora das Neves

HNSN

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

2

Paraíba

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

3

Paraíba

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

4

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

5

Paraíba

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural