Click Gourmet

Como fazer salada de frutas quente e fria

Os biscoitos são colocados no fundo do refratário para dar base ao doce e ficam mais saborosos umedecidos com a calda feita de laranja e licor preparada uma hora antes junto às frutas

Como fazer salada de frutas quente e fria

Salada de frutas quente e fria — Foto:Divulgação

Vai encontrar com os amigos? Jantar na casa dos parentes? Indicamos a preparação de uma deliciosa receita para fazer no fim de semana: Salada de Frutas Quente e Fria. Isso mesmo! Uma sobremesa que combina ingredientes quentes e frios.

Os biscoitos Maizena são colocados no fundo do refratário para dar base ao doce e ficam mais saborosos umedecidos com a calda feita de laranja e licor preparada uma hora antes junto às frutas.

As frutas em geral fornecem poucas calorias e possuem alto teor de água. São fontes de vitaminas e minerais, que desempenham papel essencial no organismo. Ricas em minerais, como potássio e ferro, possuem grande quantidade de fibras, que estimulam um bom trabalho intestinal, além de provocar uma sensação maior de saciedade.

Para garantir o sucesso desta sobremesa, doure o merengue rapidamente sem que o sorvete derreta. Para isso, verifique se o forno está bem aquecido. Se o forno tiver chama superior (grill), utilize-a exclusivamente sem acender a inferior.

Ingredientes:
1  embalagem de Biscoito Maizena Estrela 400g
3 xícaras (chá) de frutas picadas da estação (uva, banana, pêssego, manga)
raspas e suco de 2 laranjas
4 colheres (sopa) de licor
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
1 litro de sorvete de creme
4 claras
8 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo: 
Passo 1- Comece regando as frutas com o suco de laranja e o licor. Polvilhe com açúcar, acrescente as raspas de laranja e deixe na geladeira por cerca de 1 hora. 
Passo 2 – Forre o fundo de um refratário retangular grande (33 x 23cm) com os biscoitos maizena. Espalhe por cima as frutas picadas e regue tudo com o suco que se formou no fundo. Espalhe o sorvete em colheradas e mantenha a travessa no freezer até o momento de finalizá-la. 
Passo 3 – Na hora de servir, preaqueça o forno em temperatura alta (250ºC).  
Passo 4 – Bata as claras em neve, junte o açúcar e continue a bater até formar um merengue firme.  Espalhe-o por igual sobre o sorvete e com as costas de uma colher faça picos. Polvilhe ligeiramente a superfície com açúcar de confeiteiro. 
Passo 5 – Leve ao forno quente, por cerca de 5 minutos, para dourar e sirva a seguir.

Rendimento: 12 porções

COMPARTILHE

Bombando em Click Gourmet

1

Click Gourmet

Salada de macarrão, simples e rápida para uma refeição saudável

2

Click Gourmet

Pavê de queijo mascarpone e limão siciliano, uma sobremesa doce não tão doce para todas as ocasiões

3

Click Gourmet

COZINHA PORTUGUESA: Aprenda a preparar um delicioso Frango com batatas à cabidela

4

Click Gourmet

Receita refinada de Polenta com Uovo e Tartufo para seu jantar especial

5

Click Gourmet

Receita de Favada Nordestina, uma iguaria pra lá de especial