Guerra

Putin anuncia convocação de 300 mil reservistas e faz novas ameaças de uso de armas nucleares

Presidente da Rússia convocou militares da reserva e prorrogou os contratos dos soldados por tempo indeterminado.

Putin anuncia convocação de 300 mil reservistas e faz novas ameaças de uso de armas nucleares

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, discursa em uma mensagem em vídeo transmitida durante uma conferência internacional de segurança. — Foto:Kremlin.ru via Reuters

O presidente da Rússia, Valdimir Putin, anunciou nesta quarta-feira (21) um esforço de guerra que ele chamou de “mobilização parcial” das forças russas, tanto em termos militares quanto econômicos. Ele convocou militares da reserva e prorrogou os contratos dos soldados por tempo indeterminado.

Não está claro se o esforço de guerra que Putin anunciou está ligado apenas à pressa em concluir o conflito na Urcânia ou se a medida é uma ameaça aos países que ajudam os ucranianos com armamentos e tecnologia e aos que impõem à Russia sanções singnicativas.

Em discurso na TV, ele disse que dará apoio aos referendos anunciados para este fim de semana em Luhansk, Donetsk, Kherson e Zaporizhzhia, regiões ucranianas invadidas pela Rússia, para adesão ao país.

Putin afirmou também que determinou o aumento de gastos com a produção de armamentos.

Putin tainda afirmou que a Rússia usará todos os recursos à sua disposição para defender o que chamou de “seu povo”, sem explicar, porém, que ameaças são essas. Dentre as medidas anunciadas pelo russo está, além do financiamento da produção de armas, conferir status legal aos voluntários combatendo no Donbass.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Venda de carne bovina do Brasil para os EUA cai 60% após recorde de abril, diz associação de exportadores

2

Mundo

Ozzy Osbourne, cantor do Black Sabbath e pioneiro do heavy metal, morre aos 76 anos

3

Mundo

Vacina universal contra o câncer dá passo promissor em estudo com RNA mensageiro

4

Mundo

Lula diz que revogação de vistos de ministros pelo Governo dos EUA é “inaceitável” e classifica como “medida arbitrária”

5

Mundo

Eduardo Bolsonaro diz que Trump não vai recuar e “Brasil será mergulhado no caos” se não ceder aos EUA