Click Gourmet

Pão caseiro multigrãos de alho negro bem fofinho

Ao contrário de outras receitas, o pão caseiro exige um tempo que não combinava com o nosso estilo de vida pré-pandemia, acelerado.

Pão caseiro multigrãos de alho negro bem fofinho

Com a quarentena, você já deve ter percebido uma tendência: fazer pão em casa. São diversas fotos compartilhadas pelas redes sociais, grupos do Whatsapp e afins.

E não é só impressão, não. Tanto os supermercados quanto as lojas especializadas em farinhas especiais tiveram aumento nas vendas de farinha de trigo desde o início do isolamento.

A quarentena limita em muito as opções de entretenimento, e cozinhar passou a se tornar para muitos uma fonte de prazer. As atividades manuais ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade, além de quebrar um pouco da rotina.

Ao contrário de outras receitas, o pão caseiro exige um tempo que não combinava com o nosso estilo de vida pré-pandemia, acelerado.

Confira a receita de pão multigrãos super macio e fofinho, o alho negro se misturou completamente na massa, tornando-o adocicado e cheio de sabor, lembrando um pouco o pão australiano.

Ingredientes:     

  • 30g de Alho Negro
  • 320g de Farinha de trigo
  • 80g de Farinha de trigo integral
  • 280ml de Água
  • 30g de Semente de gergelim
  • 40g de Semente de girassol
  • 30g de Linhaça
  • 150g de Fermento natural (opcional)
  • 5g de Fermento biológico seco
  • 8g Sal

Modo de Preparo – Corte o alho negro (em temperatura ambiente) em pequenos pedaços. Reserve. Misture o sal e a água e reserve. Se você não tiver o fermento natural, utilize de as 5 gramas de fermento biológico seco, meio saquinho. Se você tiver o fermento natural, pode utilizar até 2 gramas de fermento biológico seco, caso contrário, use apenas o fermento natural, ou levain. 

Coloque o fermento em uma tijela, as farinhas e misture bem. Acrescente o alho negro e metade da água. Leve a massa para a bancada e trabalhe adicionando a água aos poucos. Junte as sementes e sove por cerca de 20 minutos, até ficar lisa e macia. 

Talvez não seja necessária toda a água, isso vai depender muito da sua farinha. Boleie e deixe a massa descansar por 30 minutos, coberta com um plástico ou com a própria tijela. Após isso, faça 2 dobras e deixe descansar mais 10 minutos. Faça mais 2 dobras e coloque a massa para fermentar em uma tijela com farinha coberta por um pano. 

Quando a massa quase triplicar seu tamanho, passe-a para uma assadeira untada com manteiga ou óleo e um pouco de farinha. Asse por cerca de 30 a 35 minutos em forno pré aquecido a 220°C.

Sugestão – Coloque a massa para assar em uma panela de metal com tampa dentro do forno. Cerca de 25 minutos tampado e mais 20 a 25 minutos destampado, ou até ficar dourado. Você também pode deixar a massa fermentar diretamente na panela que irá assar o pão, basta untar a panela e colocar farinha. Quando triplicar o tamanho, aqueça o forno e coloque o pão para assar.

Curiosidade – Um ingrediente diferente: Alho Negro, ao contrário do que muitos pensam à primeira vista, o alho negro não se trata de uma espécie exótica de alho. Ele é produzido a partir de um processo de fermentação, onde o alho é submetido a condições de temperatura (de 65°C a 80º C) e umidade controladas.

Seu sabor é adocicado e frutado, remetendo ao melaço e ao tamarindo, com um toque de defumado e a presença de umami (o quinto sabor), sem aquela característica pungência e ardência do alho comum. Tudo muito sutil e delicado.

COMPARTILHE

Bombando em Click Gourmet

1

Click Gourmet

Pavê de queijo mascarpone e limão siciliano, uma sobremesa doce não tão doce para todas as ocasiões

2

Click Gourmet

COZINHA PORTUGUESA: Aprenda a preparar um delicioso Frango com batatas à cabidela

3

Click Gourmet

Receita refinada de Polenta com Uovo e Tartufo para seu jantar especial

4

Click Gourmet

Receita de Favada Nordestina, uma iguaria pra lá de especial

5

Click Gourmet

Receita de Chanpon: Um prato típico da culinária japonesa