Click Geek

Venom no Universo Marvel do Cinema: a aparente discórdia entre os estúdios

A parceria sem precedentes da Marvel Studios e Sony Pictures pra trazer o Homem-Aranha ao Universo Marvel Cinemático levantou certas controvérsias essa semana

Venom no Universo Marvel do Cinema: a aparente discórdia entre os estúdios

Numa entrevista com o AlloCiné semana passada (via ScreenGeek), o presidente da Marvel Studios Kevin Feige declarou:

“Por enquanto, não há planos para Venom no MCU. É um projeto da Sony.”

A declaração coincide com as informações iniciais divulgadas pelo Collider: Venom daria o pontapé inicial no “Universo Marvel da Sony”, uma franquia própria de filmes de super-heróis para maiores (R-rated, nos moldes de Deadpool e Logan), tendo como protagonistas alguns personagens coadjuvantes do Homem-Aranha, cujos direitos estão atualmente com a Sony – leia sobre aqui.

Na época da notícia, a participação do Homem-Aranha (Tom Holland) nesses filmes ainda não havia sido confirmada, e começou um burburinho óbvio sobre a grande estupidez que seria ter um filme do vilão favorito do Homem-Aranha sem o Homem-Aranha.

A parceria entre Marvel e Sony se estende, até onde se sabe, a Homem-Aranha: De Volta ao Lar e suas continuações (com uma confirmada pelo estúdio desde o lançamento do trailer e um terceiro filme que o próprio Tom Holland deixou escapar numa entrevista). O Homem-Aranha de Tom Holland definitivamente faz parte do MCU, tendo feito sua estreia em Capitão América: Guerra Civil, tendo uma inundação de Tony Stark no seu primeiro filme solo neste universo e tendo presença garantida em Vingadores: Guerra Infinita.

Enquanto isso, teremos um filme do Venom para maiores, com data e tudo; o filme vai iniciar um universo cinemático compartilhado baseado em coadjuvantes do Homem-Aranha, levando adiante muitos planos que estavam de molho desde a época de O Espetacular Homem-Aranha 2. . . e esse projeto da Sony não faz parte do MCU.

Ou faz?

Em uma entrevista com Filmstarts, a produtora Amy Pascal soltou a bomba:

“Esses filmes vão se passar no mundo que estamos criando para Peter Parker. Eles serão adjuntos a ele, e podem ser locais diferentes, mas serão ainda parte do mesmo mundo e estarão conectados uns com os outros.” Repare na cara do Kevin Feige:

Dá até pra imaginar o tipo de treta que isso deve render nos bastidores. 

Entretanto, não dá pra imaginar uma produtora de um dos maiores estúdios de cinema e entretenimento soltando uma bomba dessas de forma leviana. Provavelmente isso foi discutido e deve estar dentro dos planos. O diabo está nos detalhes.

O que Kevin Feige disse, palavra por palavra, foi que não há planos de trazer Venom nos filmes produzidos pelo MCU. “É um projeto da Sony.” Pascal, por outro lado, falou em filmes que se passam “no mesmo mundo”. Ora, isso não é novidade. Agents of S.H.I.E.L.D. e as outras séries “no mesmo mundo” dos filmes do MCU estão espalhadas por canais diferentes e estúdios diferentes, e que mesmo quando mencionam ou são afetados pelos eventos dos filmes, não afetam de volta.

É menos um “universo compartilhado” e mais um “universo carro-chefe e seus derivados spin-offs”.

O tipo de problema com o qual roteiristas de quadrinhos sempre tiveram que lidar quando pegam pra escrever títulos solo de personagens originalmente criados como coadjuvantes/adversários agora se torna um problema para roteiristas de cinema. E como excelentes HQs comprovam, esse problema tem solução e depende unicamente de um bom roteiro.

Outro “problema” recorrente é essa necessidade dos filmes terem consequências uns dentro dos outros. Nos quadrinhos, isso só ocorre em grandes eventos. As histórias são centradas em seus “microcosmos” próprios. E funcionam.

Então sim, Venom fará parte do MCU – tanto quanto Manto e Adaga (veja você que trailer extraordinário) e Novos Guerreiros da Freeform, os Fugutivos do Hulu e etc.

Atualização: Amy Pascal voltou a afirmar nesta segunda-feira (26) que os filmes do universo compartilhado em desenvolvimento pela Sony Pictures são independentes do Universo Cinemático da Marvel.

“Tratam-se de filmes independentes”, disse Amy Pascal, citando a franquia X-Men da Fox como exemplo.

Segundo Pascal, estes filmes existem como longas da Marvel da mesma maneira que os dos mutantes, mas não como facetas do Universo Cinematográfico.

Até agora foram confirmados dois filmes: Venom, com Tom Hardy no papel de Eddie Brock/Venom, a presença do vilão Carnificina confirmada e data de estreia em agosto de 2018; e Black & Silver, um filme com a ladina Gata Negra e a mercenária Sabre de Prata. 

Rumores indicam ainda que a Sony planeja ainda filmes protagonizados por Kraven, o Caçador e o vilão ilusionista Mysterio.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB:
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Click Geek

1

Click Geek

Warner confirma sequência de ‘Constantine’ com retorno de Keanu Reeves

2

Click Geek

Ubisoft confirma desenvolvimento de novo game de Assassin’s Creed

3

Click Geek

Viúva Negra | Confira todos os easter eggs e referências do primeiro trailer

4

Click Geek

Disney pretende comprar Homem-Aranha da Sony por US$ 5 bilhões

5

Click Geek

Arlequina independente, estreia de ‘Coringa’ e um resumo da cultura pop em setembro