Política

Pró-Letramento pretende formar 200 mil professores este ano

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O Programa de Formação de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (Pró-Letramento) pretende formar 200 mil docentes até o fim deste ano, com a adesão dos estados que ainda não participam do projeto. Serão cem mil professores formados a cada semestre. Nestes primeiros meses, os estados contemplados foram Bahia, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará, Santa Catarina, Piauí e Pernambuco. Sergipe, Alagoas e Paraíba confirmaram a adesão para o segundo semestre, com a participação de 585 municípios. São oferecidos cursos nas áreas de matemática e alfabetização e linguagem.

Segundo a coordenadora-geral de política de formação da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Roberta de Oliveira, a meta do Pró-Letramento nos próximos anos é formar 400 mil professores da primeira à quarta série em todo o país. “O programa busca melhorar a qualidade da aprendizagem da leitura, escrita e matemática”, disse Roberta. “A partir desse processo, espera-se que os sistemas de ensino municipais e estaduais desencadeiem ações de formação continuada.”

O Pró-Letramento teve início em dezembro de 2005. Desde então, formou 1.376 tutores na Bahia, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí. Eles formarão 68.349 professores cursistas. “Os tutores são multiplicadores do trabalho do curso de formação continuada. São eles que ministram os cursos em suas áreas”, ressaltou Roberta. “É um trabalho muito importante, pois o curso só ocorre no município após o tutor receber a formação.”

Os tutores são formados pelas universidades que compõem a Rede Nacional de Formação Continuada, em cursos presenciais e a distância.

Parceria – O programa é realizado pelo Ministério da Educação, em parceria com universidades que integram a rede e com a adesão dos estados e municípios. Tem como objetivo a formação continuada de professores da rede pública. Podem participar os professores em exercício nas séries iniciais do ensino fundamental público.

Os cursos têm duração de 120 horas na modalidade a distância, com material impresso e vídeos. Contam, ainda, com atividades presenciais acompanhadas pelos tutores.

Fonte: MEC

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